segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alexandre vs Dário: um report instrutivo

Amigos Impetuosos

Apesar de já termos enviado para o forum SETTI algumas reportagens dos nossos jogos de aprendizagem e demonstração em IMPETVS, facto que tem vindo a acontecer no Myrdinns Magic, desta vez decidimos publicar no nosso blog, em estreia, a reportagem da última grande batalha. Em virtude de estarmos a jogar com exercítos em 1/72 (20 mm) que ainda não estão pintados na totalidade, decidimos não publicar fotos, mas esquemas representativos dessa batalha.

Assim, sigam agora o report instrutivo elaborado pelo Miro.

Alexandre vs Dário: um report instrutivo

Ainda o Sol não se mostra majestoso a oriente, e já as tropas ansiosas de Alexandre se dispõem na impertubável e indiferente planície de Gaugamela. Acreditam no seu Rei, e por ele dão as suas vidas, mesmo que lhes calha a sorte da carne se desfazer contra seus ossos. Olham com admiração para o jovem majestoso que os tem levado a arriscar a vida em terras persas, e ainda não acreditando que as suas vidas estão a mudar, dispõem-se, unidos pela amizade e coragem, a derrotar novamente os soberbos Persas, povo odiado por todas as gentes civilizadas.

Era cedo, a terra seca ainda dorme, e muitos pensam se será a última vez que verão o Sol a nascer...tantas outras vezes este sentimento lhes apertou o coração, que quase já não os atrofia esta dúvida. O amaldiçoado noveiro cobre toda a vasta planície e não lhes deixa ver o inimigo. Apenas se ouvem as palavras do Rei, lembrando o passado e o futuro.

Como um só, todo o exército explode em coragem, num grito de esperança e bravura. As palavras de Alexandre são inibriantes para tantos corações desesperados por aventura e fama, e hoje, mais uma vez, suas almas ardem ao pensar em conquistas.

Esta partida foi a primeira a ser disputada a 400 pontos, com 2 comandos, pelo Vitor Hugo e eu. Também foi a primeira vez que jogamos Macedónicos vs Persas.

Eis a disposição inicial das tropas no campo de batalha. A colocação destas foi feita em papel, e depois dispostas as unidades na mesa de jogo, o que fez com que não houvesse vantagem para nenhum dos lados.



TURNO 1

As forças macedónicas e seus aliados avançam orgulhosos, mas os persas mantêm as suas linhas na expectativa, pois a memória de derrotas nas mãos dos gregos perdura, e Dário sente que está perder a liderança. Uma derrota pode ser fatal. Por isso, apenas mandou avançar os ligeiros montados, armados com arco para abrandar e fustigar as falanges de pique do inimigo.

As setas largas representam o movimento.



TURNO 2

Os montados ligeiros persas, tal como lhes pediu seu rei, fazem tiro, mas tiro só se fez sentir na unidade de Elefantes (EL) e numa falange (FP). Alexandre, confiante, manobra uma parte da cavalaria grega para a situar ameaçadora contra os Takabaras (T) inimigos, mas a outra parte manda avançar para cedo carregar os detestáveis persas. No flanco direito e esquerdo grego, avançam as forças mais ligeiras, aproveitando o terreno favorável, mas os generais persas ao presentir perigo, mandam recolocar algumas das suas forças para suster o avanço do inimigo.

As setas estreitas representam o tiro, as “explosões” a branco representam baixas nulas e a manutenção da ordem por parte da unidade alvo, as “explosões” a amarelo representam a desordem da unidade mas sem baixas e as “explosões” a vermelho e representam baixas e desordem .



TURNO 3

As falanges gregas avançam a um passo lento mas firme, gritam e mostram os seus longos piques à ligeira cavalaria persa, esta logo se afasta. No centro, a cavalaria média grega carrega alguns escaramuçadores, esmagando cavalos e lanças contra corpos quase nús, mas esta carga desordena a tão habitual ordenada linha, e logo chovem setas persas, fazendo cair cavalos e cavaleiros. O general grego sente que as tropas montadas estão a perder a coragem, coisa que antes nunca pensou.

TURNO 4

Os gregos batem-se com valentia nos flancos, especialmente no flanco direito, através dos peltastas (FL) e dos escaramuçadores (S), a lançar dardos a muita curta distância sobre uma cavalaria ligeira inimiga que, ao pressentir perigo, prefere a fuga para diminuir o impacto do tiro grego. Os Elefantes estão completamente desorientados, pois são um alvo bastante fácil do tiro persa, e o número destes começa a diminuir sem que ninguém consiga impedir a mortandade.


A cavalaria média grega carrega a linha de tiro persa, com bastante audácia, mas os escudos e lanças inimigas não vacilam, sustêm a carga e ganham vantagem. No outro extremo da linha Takabara (T), ao avistam os Prodomoi gregos (CL), fazem incontáveis baixas com tiro, que poucos serão os gregos que irão deixar o campo de batalha com vida. No flanco direito persa, os escarumaçadores persas acabam vítimas dos dardos gregos.


TURNO 5

A cavalaria persa (CM) carrega os infames Peltastas (FL), pois estes estão expostos, mas como há coragem e destemor no sangue grego, com muita determinação, acabam por levar a vantagem sobre os montados persas. A falange grega avança, mantendo o passo, embora exposta ao tiro a cavalo dos persas, que dançando à frente dos piques, continuam a alvejar o metal e às vezes a carne. Os Elefantes não resistem ao tiro persa (à noite vai haver um banquete persa com bastante carne de elefante), enquanto que a desfigurada cavalaria grega (CM), volta a carregar os persas em desespero, adivinhando o mortal desfeixe, são atrocidados sem provocarem baixas ao duro inimigo. Alexandre, vê em cima da sua montada, o que antes nunca vira. A direita, a unidade de Trácios dos persas (FL) resiste em inferioridade ao inimigo grego, mostrando o seu valor aos deuses.


TURNO 6

Os Trácios (FL) carregam ferozmente os escaramuçadores gregos e resistem ao contra-ataque dos Peltastas (FL) e Prodomoi gregos (CL). Os deuses estão mesmo com eles. A cavalaria macedónica Hetaroi (CP), comandada por Alexandre, carrega os ligeiros a pé persas (S), mas estes fogem para trás das linhas amigas persas, pois decididamente seriam esmagados pelos cavalos gregos. Chovem setas da linha Takabara (T), e mais uma vez caem montadas e cavaleiros gregos. Uma das unidades não resistiu...No centro as falanges avançam, enquanto que as setas persas os atrasam. Sem inimigo a quem bater, os piqueiros houvem os gritos do resto do campo da batalha, e começam a perceber que estão a perder a disputa. À esquerda, Peltastas (FL) e cavalos persas (CM) batem-se num luta pela sobrevivência, mas ninguém leva a vantagem.


TURNO 7


Alexandre comanda a carga deseperada contra a sólida linha de escudos, lanças e arcos persa, mas ao contrário de outras batalhas, desta vez viu cair mortalmente os companheiros e não o inimigo...Ele próprio resiste à morte, mas a dor de ver cair tantos soldados e cavalos macedónicos vai viver para sempre em seu coração. Se calhar o sonho de ver outras terras, sentir a glória da fama e viver para sempre no imaginário dos descendentes poderá não ser possível...não agora, contra tanta persistência do seu inimigo persa Dário (que de futuro será conhecido pela história por Dário o Grande ou Dário Magno, que conquistou a Grécia, a Macedónia a outras terras a poente).

Começam a ecoar pelo campo de batalha gritos de vitória persa, e Alexandre Magno (já menos magno e menos grande), prefere pôr em fuga o seu exercito, para salvar vidas, pois a honra já não a pode salvar.



POSIÇÃO FINAL


CONCLUSÕES

Os gregos não dispuseram as suas tropas no início da contenda de uma forma correcta, e falharam ao não porem uma linha de escaramuçadores à frente da falange. A falange deveria de estar no centro do campo de batalha, os seus flancos seriam apoiados por Peltastas e cavalaria média e ligeira, e eventalmente a cavalaria pesada de Alexandre poderia funcionar como reserva ou aproveitar uma abertura da linha inimiga para dar um golpe decisivo.

Geralmente é com as derrotas que se aprende, e os próximos jogos prometem uma contenda mais equilibrada e provavelmente favorável aos gregos.


Na verdade, o Impetus é um excelente jogo de simulação da guerra da antiguidade e mediaval, e por isso mesmo, erros estratégicos ou tácticos pagam-se normalmente com a derrota. Este jogo é um excelente exemplo disso mesmo.

Um abraço para todos e obrigado pela vossa atenção.


Miro